Saúde

PROBLEMA DO CIGARRO PARA A VISÃO

A fumaça liberada pelo cigarro muito comumente vai em direção aos olhos. Repleto de componentes nocivos à saúde, esse elemento é um facilitador para que ocorram alergias na região.

É muito comum que fumantes sintam coceira, irritação nos olhos e sensação de corpo estranho, já que o fumo pode alterar a lubrificação da região. Além de vermelhidão e quadros alérgicos, o hábito potencializa a Síndrome dos Olhos Secos.

CATARATA: quando inaladas, as substâncias químicas presentes na fumaça do cigarro podem alterar o metabolismo do cristalino, acelerando o processo natural de opacificação. Com isso, o fumante pode desenvolver, precocemente, a catarata.

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI): o tabaco também agride a parte posterior do olho (retina), aumentando a sua oxidação. Isso favorece o processo degenerativo da mácula, onde são definidas as formas, cores, região responsável por focar as imagens com nitidez. Em uma fase mais avançada, tem-se o risco de o processo desencadear o surgimento de vasos sanguíneos anormais e potencialmente lesivos nessa região, causando, em última instância, prejuízo à visão como um todo.

SÍNDROME DO OLHO SECO: a exposição à fumaça do cigarro pode agravar o quadro de pacientes com essa síndrome ou com algumas alergias oculares. São queixas comuns: irritação dos olhos, vermelhidão, coceira e lacrimejamento.

O GLAUCOMA: Caracterizado pelo aumento da pressão intraocular, o glaucoma é uma das maiores causas de cegueira no mundo. O tabagismo, por sua vez, pode agravar esse quadro por tirá-lo do controle. Isso porque o fumo contribui para a obstrução de veias e vasos sanguíneos em geral, o que colabora para o aumento da pressão intraocular. Além disso, trata-se de um hábito que pode tornar as paredes das veias mais rígidas, de modo a dificultar a circulação.

LENTE DE CONTATO

Nos casos em que o fumante usa lentes de contato, existem grandes chances de desenvolvimento de infiltrados de córnea, quando comparado a usuário de lentes não fumantes. Pessoas que usam lente de contato e fumam têm risco maior de desenvolver uma doença chamada ceratite ulcerativa.

 

 

Comentários