Saúde

As emoções fazem parte do ser humano e não há como fugir

As emoções fazem parte do ser humano e não há como fugir

Por mais que a gente negue nossas emoções estão sempre aqui. Sempre digo que sentir é algo inerente ao ser humano, mesmo que você não queira. O interesse pelas nossas emoções ainda é algo recente. Você pode observar que os mais antigos não tem o hábito ou facilidade de lidar com suas emoções. A geração passada foi ensinada a reprimir.

Hoje sabemos que reprimir as emoções é a pior coisa a ser feita. Eu brinco que a única coisa que a gente guarda é dinheiro, e olha lá. Então hoje precisamos aprender cada vez mais sobre isso. Entender que as emoções tem um papel fundamental para nossa sobrevivência é importante. Saber que nossas relações são modeladas por meio dela também. Todas as áreas da nossa vida são influenciadas por nossas emoções.

Quando se trata delas, muitas vezes, nem precisamos dizer nada, nossa expressão corporal, nosso tom de voz, tudo é alterado com base naquilo que sentimos, por isso, a emoção também é comunicação. Mas é preciso saber expressar e realizar a leitura de cada uma dessas alterações e se crescemos pensando que devemos reprimir, esconder, não sentir, não falar, dificilmente estaremos aptos para realizar isso. Inclusive com nossas próprias emoções e sentimentos.

Melhor do que saber e dar opinião nos sentimentos alheio é saber identificar e responder funcionalmente nossas próprias emoções. E perceba que eu falei FUNCIONALMENTE, ou seja, responder de forma adequada sem que traga grandes prejuízos para a sua vida e das pessoas que estão em volta.

Comentários